Coleção Severiano Porto

 

A coleção é uma homenagem a Severiano Mario Porto, importante arquiteto que atuou no Amazonas entre as décadas de 1960 e 1990 e completou 90 anos de vida em 2020, conhecido como arquiteto da Amazônia ou da floresta, desenvolveu importantes obras na região, as quais destacam e respeitam a cultura, biodiversidade e as características locais. Sua forma de trabalhar é um exemplo para arquitetos, designers, artistas e profissionais de diversas áreas, assim como para todo cidadão da região, sendo de grande importância mostrar e divulgar o seu legado.

Cada joia da coleção é inspirada em uma bras desenvolvidas pelo arquiteto Severiano Porto no Estado do Amazonas. A coleção contém 7 conjuntos, os quais cada um destaca características mais marcantes dessa obra. Todas a joias são feitas em prata (metal), com aplicação de madeira ou Cimento leve (valchromat), materiais utilizados na maioria nas obras do arquiteto, todas as joias são criação da designer manauara Iuçana Mouco.

Colar Guanavenas

Colar Guanavenas

Colar articulado inspirados no desenho da estrutura em toras de madeira que sustentam a cobertura em palha, do hotel Guanavenas, em Silves, materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 26x26x1cm

Brinco Cavaco

Brinco Cavaco

Brinco articulado inspirados no telhado de cavaco da capela em Rio Preto da Eva, materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 3,5x10x0,5cm

Colar e Brinco Elemento Vazado Casa

Colar e Brinco Elemento Vazado Casa

Colar e Brinco inspirados nos painéis de madeira existentes na fachada da casa do arquiteto, em Manaus, materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 5x40x0,5cm (Colar) Medida: 3x4x1,5cm (Brinco)

Brinco Elemento Vazado Caixa

Brinco Elemento Vazado Caixa

Brincos inspirados nos painéis de madeira existentes na fachada do Banco Caixa Econômica (av. Eduardo Ribeiro) os em Manaus, materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 6x6x1cm

Colar Balbina

Colar Balbina

Colar articulado inspirados no desenho do telhado de cavaco que percorre todo o caminho da Centro de Proteção Ambiental de Balbina, materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 26x26x1cm

Colar e Brinco Henoch Reis

Colar e Brinco Henoch Reis

Colar e Brinco inspirados nos cobogós da fachada do Fórum Enoch Reis, Manaus, os materiais utilizados são a prata e cimento leve, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 4,5x40x1,5cm (Colar) Medida: 1,5x4,5x1,5cm (Brinco)

Colar e Brinco COSAMA

Colar e Brinco COSAMA

Colar e Brinco inspirados nos reservatórios de água da COSAMA- Companhia de Saneamento do Amazonas - Manaus, os materiais utilizados são a prata e cimento leve, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 20x20x2cm (Colar) Medida: 20x20x2cm (Brinco)

Colar e Brinco Painel SUFRAMA

Colar e Brinco Painel SUFRAMA

Colar articulado e Brinco inspirado nos painéis acústicos encontrados no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus -SUFRAMA , os materiais utilizados são a prata e madeira amazônica, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 20x20x2cm (Colar) Medida: 3,5x6x1,5cm (Brinco)

Colar e Anel SUFRAMA

Colar e Anel SUFRAMA

Colar articulado e Brinco inspirados nas coifas de ventilação do teto da Superintendência da Zona Franca de Manaus -SUFRAMA , os materiais utilizados são a prata e cimento leve, acabamento em cera de carnaúba. Medida: 3x40x1,5cm (Colar) Medida: 3x3x4cm (Anel)